segunda-feira, 9 de junho de 2008

Povos Pré - Colombianos

---CIVILIZAÇÃO ASTECA---
Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.

SOCIEDADE
A sociedade asteca era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército asteca. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).
Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador.

INVENÇÕES ASTECAS
Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas pelos astecas.
ARTESANATO
O artesanato asteca era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.

RELIGIÃO
A religião asteca era politeísta. Cultuavam diversos deuses da natureza (Deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada.

ARQUITETURA
Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.


---CIVILIZAÇÃO INCA---
Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul) no atual Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cuzco. Foram dominados pelos espanhóis em 1532.
SOCIEDADE
O imperador inca, conhecido por Sapa Inca era considerado um deus na Terra.
A sociedade inca era hierarquizada e formada por: nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Esta última camada pagava altos tributos ao rei asteca em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.
ARQUITETURA
Na arquitetura, desenvolveram várias construções de enormes blocos de pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Pitchu (Machu Pitchu) foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana inca.
INVENÇÕES INCAS
A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias.
Os incas criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, os incas registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, os incas não desenvolveram um sistema de escrita.
ARTE
Os incas produziam artefatos destinados ao uso diário ornados com imagens e detalhes de deuses. Era comum na cultura inca o uso de formas geométricas abstractas e representação de animais altamente estilizados no feitio de cerâmicas, esculturas de madeira, tecidos e objetos de metal. Eles produziam belos objetos de ouro e as mulheres produziam tecidos finos com desenhos surpreendentes.
RELIGIÃO
A religião inca tinha como principal deus o Sol (Deus Inti). Porém, cultuavam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. Acreditava num criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo).
---CIVILIZAÇÃO MAIA---
O povo maia habitou a região das florestas tropicais da atual Guatemala, Honduras e península de Yucatán (região sul do atual México), Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia. O imperador maia era considerado um representante dos deuses na Terra.
SOCIEDADE
A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
ECONOMIA
A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Os maias praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
ARQUITETURA
A arquitetura maia abarca vários milênios; ainda assim, mais dramática e facilmente reconhecíveis como maias são as fantásticas pirâmides escalonadas do final do período pré-clássico em diante. Durante este período da cultura maia, os centros de poder religioso, comercial e burocrático cresceram para se tornarem incríveis cidades como Chichén Itzá, Tikal e Uxmal.
ARTE
Somente existem fragmentos da pintura avançada dos maias clássicos, a maioria sobrevivente em artefatos funerários e outras cerâmicas. Também existe uma construção em Bonampak que tem murais antigos e que, afortunadamente, sobreviveram a um acidente.
Com as decifrações
da escrita maia se descobriu que essa civilização foi uma das poucas nas quais os artistas escreviam seu nome em seus trabalhos.
RELIGIÃO
A religião maia era politeísta, pois acreditava em vários deuses ligados a natureza. Elaboraram um eficiente e complexo calendário que estabelece com exatidão os 365 dias do ano.
INVENÇÕES MAIAS
Assim como os egípcios, os maias usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes. Desenvolveram muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero.